ABSTRACTS  

 

REGULAMENTO
Prémio para Melhor Poster

Submissão de Resumos Científicos

XVI Reunião Ibero-americana de Dor (RIAD)
VI Congresso APED - "Movimento para o Futuro" – Lisboa – 2018

 

Datas Importantes:

Data limite para submissão online dos resumos: 01 de setembro de 2018
Comunicação aos autores da aceitação da submissão: 20 de setembro de 2018
Envio do Poster em formato electrónico: 30 de setembro de 2018

O prémio da RIAD (Reunião Iberoamericana de Dor)/Congresso APED (Associação Portuguesa para o Estudo da Dor) é uma iniciativa destinada a galardoar trabalhos sobre a prevenção, ensino, educação, tratamento e o controlo da dor, da autoria de profissionais da área de saúde, apresentados sob a forma de Poster em formato electrónico.

 

Regras para submissão de resumos científicos:

As seguintes regras devem ser escrupulosamente cumpridas na submissão de resumos científicos.

O não cumprimento destas orientações pode ser a causa de não aceitação de resumos submetidos.

Os resumos serão submetidos online, através da página na internet do Congresso.

Os resumos enviados por e-mail, correio, fax ou qualquer outra forma, não serão aceites.

Os resumos podem ser submetidos em Português, Espanhol ou em Inglês. Todos os erros serão da responsabilidade dos autores.

O resumo não deve exceder os 2500 carateres e letra em formato Arial.

Todos os resumos dos posters aceites serão publicados no Livro de Resumos.

São aceites até um máximo de quatro autores por resumo (apresentador + 3 autores), que tenham participação relevante no trabalho apresentado. A submissão deve indicar o nome completo do primeiro autor, endereço postal, número de telefone de contacto, endereço de correio electrónico e identificação da instituição de origem. Os restantes autores serão apenas identificados pelo nome. É assumido o conhecimento e aprovação de todos os autores da submissão do resumo. Para a apresentação do resumo é condição necessária a inscrição do primeiro autor/apresentador no congresso.

Na submissão dos resumos deve ser indicada a categoria em que se insere o trabalho:
• Categoria Estudos Clínicos/similares.
• Categoria Casos Clínicos.

Não serão aceites trabalhos apresentados previamente em congressos nacionais ou internacionais e/ou publicados em revistas científicas.

Não serão aceites revisões de literatura científica baseadas num caso clínico, outras revisões de literatura, estudos piloto ou projetos de investigação.

Os estudos que envolvam seres humanos devem ser conduzidos segundo as regras europeias sobre ética na investigação humana. É necessária a indicação explícita de aprovação prévia por um comité de revisão local, comissão de ética ou afim, de que se fará prova se solicitado.

Não serão aceites estudos que envolvam animais.
Todos os resumos devem conter uma declaração de conflito de interesses. A submissão e apresentação não podem ser influenciadas por interesses comerciais.
Os autores assumem a responsabilidade pela obtenção de autorizações devidas à utilização de imagens.

 

Informação de recepção de resumo:

A recepção do resumo será confirmada por e-mail ao autor responsável pela submissão do mesmo. Deverá verificar a recepção da confirmação na caixa de correio electrónica (entrada ou, eventualmente, na caixa de spam).

 

Prémio e Júri:

O Júri será constituído por cinco elementos designados pela APED, ao qual competirá a avaliação dos trabalhos não identificados, bem como decidir sobre a admissão dos originais e a indicação dos premiados.

O Júri recusará qualquer resumo que não se enquadre na RIAD/Congresso APED (prevenção, ensino, educação, tratamento e controlo da dor).

O Júri atribuirá ao melhor Poster:
• Categoria estudos clínicos ou similares: um prémio pecuniário no valor de €500
• Categoria Casos Clínicos: um prémio pecuniário no valor de €300.

O Júri constituído também poderá atribuir Menção Honrosa a outros trabalhos.

O prémio e respetivo certificado serão entregues aos autores presentes na Cerimónia prevista no programa da RIAD/Congresso APED. Aos autores não presentes será enviado, por correio electrónico, o certificado. O Júri poderá não atribuir prémios se julgar e justificar não haver motivo para premiar qualquer dos trabalhos apresentados.

O Júri é soberano e as suas decisões não são passíveis de recurso.

Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pelo Júri.

 

Revisão dos resumos para aceitação:

Os resumos recebidos e que respeitem as regras de submissão serão revistos por um mínimo de dois revisores de entre os elementos do Júri, com ocultação dos autores e instituição de origem.
Os revisores recomendam ou não a aceitação ao Presidente do Júri que, ponderadas as opiniões, tomará a decisão final. O autor responsável pela submissão será informado da decisão através de correio electrónico até 20 de setembro de 2018.

 

Apresentação no Congresso:

Os trabalhos serão apresentados no dia 12 de outubro de 2018, sob a forma de Poster em formato electrónico, apresentado em ecrã de TV com resolução de 1920 por 1080 pixéis. Deverá ser enviado na forma de PowerPoint (Office 2010 ou posterior) ou PDF.

É recomendada a disponibilização pelos autores de “fact sheet” do poster em formato A4 para eventuais interessados.

Os posters selecionados serão discutidos um a um com o Júri numa sessão de discussão de posters. A apresentação terá a duração máxima de 4 minutos, seguida de 4 minutos de discussão.

 

Regras para redação dos resumos a submeter:

Todos os posters devem ter o logo do Congresso em cabeçalho.

Categoria - Estudos clínicos ou similares

Introdução e contextualização:
indicar a relevância e o objetivo do estudo; indicar com clareza a hipótese testada pelo estudo.

Materiais e métodos:
descrever os métodos utilizados. Os métodos estandardizados podem ser referidos apenas pelo nome, mas métodos ou técnicas pouco habituais ou inovadores devem ser descritos. Deve ser perceptível a forma como foram obtidos os dados. Indicar como foram analisados os dados e que testes estatísticos foram utilizados.

Resultados e discussão: apresentar os resultados de forma clara e sucinta. A discussão no resumo deve ser breve, e limitada aos resultados obtidos. Evitar especulações ou extrapolação para resultados não obtidos.

Conclusão(ões): dar uma resposta simples à questão de investigação à luz dos resultados obtidos. Pode ser sugerida a necessidade de estudos adicionais para melhor esclarecimento. A conclusão deve ser apoiada nos resultados de facto obtidos.

Referências: podem ser incluídas no resumo até três referências, numeradas de acordo com a sua ocorrência no texto. Basta indicar o primeiro autor, nome da revista, ano de publicação, volume e páginas. Exemplo: Turnheim K et al, Exp Gerontol 2003; 38:843-853

Agradecimentos (opcional): podem ser incluídos agradecimentos que considerem adequados.

Categoria - Casos Clínicos
Os casos clínicos devem ser apresentados apenas se apresentam um caso ou abordagem que não tenha ainda sido publicado e contenha elementos importantes de originalidade ou novidade.

Introdução /Contexto: descreve o problema ou questão clínica subjacente. Deve ser incluída uma afirmação resumida da originalidade ou importância do caso.

Caso clínico: resumir a informação recolhida com uma história curta e com os achados relevantes positivos e negativos, com detalhe de investigação, intervenção e resultados da intervenção.

Discussão: sustentar a importância da informação. Explicar o motivo da comunicação do caso. Mencionar resumidamente a informação disponível anteriormente sobre a situação. Assentar em factos a mensagem a transmitir com a apresentação do caso.

Pontos de Aprendizagem: são essencialmente as conclusões da apresentação de um caso clínico e servem para sumariar o raciocínio justificativo para a validade e importância da apresentação do caso.

Referências: podem ser incluídas no resumo até três referências, numeradas de acordo com a sua ocorrência no texto. Basta indicar o primeiro autor, nome da revista, ano de publicação, volume e páginas. Exemplo Turnheim K et al, Exp Gerontol 2003; 38:843-853

Para esclarecimento de alguma dúvida, contactar o Secretariado do Congresso.

 

SUBMETER ABSTRACTS ONLINE